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O curso concentra-se, parte na produção de motion graphics e parte na produção de vídeos, focando a pós produção destes, com efeitos de transição, luz, sombra, entre outros. Além disso, alguns conceitos importantes são destacados, como o uso de máscaras, conceitos de renderização, correção de cores, ajustes de áudio e muito mais.

Características: Aulas práticas, que introduzem o conceito e já mostram sua aplicação imediata, visando uma absorção do assunto mais eficiente.

Temas das Aulas: As aulas abordam estudos de casos que inserem o aluno em situações corriqueiras do dia a dia de um profissional de produção e pós produção de vídeo, como a criação de motion graphics e vídeos corporativos, focando montagem, produção, adição de efeitos e finalização.

 

Conteúdo programático

  • Aula 01 - Introdução ao Adobe After Effects
    1. Ter uma introdução do que o curso oferecerá e iniciar o projeto Nibble Comunicação;
    2. Entrar no After Effects e conhecer a tela de boas-vindas;
    3. Aprender a criar e configurar uma composição;
    4. Alterar o tempo de maneira prática;
    5. Conhecer a interface do programa e importar os arquivos que serão utilizados;
    6. Aprender a criar pastas para organizar os arquivos no painel Projeto;
    7. Salvar o projeto numa pasta do computador;
    8. Criar as outras composições que farão parte do projeto;
    9. Colocar as composições das cenas na principal;
    10. Entender sobre as camadas na Linha de tempo;
    11. Colocar ordem no tempo das camadas aparecerem em cena;
    12. Aprender a utilizar o assistente de quadro-chave;
       
  • Aula 02 - Conceitos sobre animação – Parte I
    1. Iniciaremos a animação do projeto Vídeo Nibble;
    2. Entenderemos como funciona a animação através da opção Transformar dos elementos;
    3. Utilizaremos a ferramenta Converter Vértice;
    4. Também faremos as cópias de quadros-chave;
    5. Ensinaremos que podemos duplicar as camadas;
    6. Aprenderemos a mexer na barra Espaço de trabalho, para reproduzir somente no trecho que ela demarcar.
       
  • Aula 03 - Conceitos sobre animação – Parte II
    1. Reforçando o funcionamento das ordens das camadas;
    2. Aparando camadas utilizando outras como referência;
    3. Duplicando objetos através de teclas de atalho;
    4. Conhecendo a Ferramenta Rotação;
    5. Entendendo sobre como o After se comporta em relação ao posicionamento da agulha
    6. Aplicando Sombra projetada;
    7. Ocultando camadas;
    8. Rotacionando objetos através da propriedade.
       
  • Aula 04 - Trabalhando com textos
    1. Dimensionar proporcionalmente;
    2. Estilo de camada: Sobreposição de cores;
    3. Ferramenta Texto;
    4. Ponto de ancoragem;
    5. Criando formas: Ferramenta Retângulo
       
  • Aula 05 - Inserindo máscaras e renderizando o trabalho
    1. Encerrar o projeto Nibble;
    2. Utilizar máscaras (Ferramenta Caneta);
    3. Adicionar efeitos sonoros em algumas animações;
    4. Renderizar o trabalho, no formato Quicktime, H264.
       
  • Aula 06 - Realizando tratamento de cores e animações em textos
    1. Ajustar o volume da música de fundo;
    2. Tratar as cores dos vídeos;
    3. Marcar a entrada dos textos de cada cena;
    4. Iniciar animação dos textos com animadores de texto.
       
  • Aula 07 - Trabalhando com efeitos e Camada 3D
    1. Efeitos Dissolver em Bloco; Flash de lente;
    2. Camada 3D
    3. Parentear
    4. Predefinições de animação.
       
  • Aula 08 - Reforçando conceitos – Parte I
    1. Importar arquivos e organizá-los em pastas;
    2. Utilizar as ferramentas:
    3. Mover;
    4. Mão;
    5. Deslocar atrás;
    6. Retângulo arredondado;
    7. Caneta;
    8. Texto horizontal;
    9. Deixar o painel Composição mais fácil e trabalhar:
    10. Uso das réguas;
    11. Uso do botão Alternar grade de transparência;
    12. Utilizar estilo de camada:
    13. Sombra projetada;
    14. Aprender a usar o recurso de faz a imagem ou vídeo aderir ao formato do balão
    15. Fosco de alfa.
    16. Apostila:
       
  • Aula 09 - Reforçando conceitos – Parte II
    1. Relembrar os conceitos:
    2. Adicionar composições na Linha de tempo e arrumar seus posicionamentos;
    3. Criar um objeto por subir os balões;
    4. Realizar o parentesco do balão com ele e mexer na propriedade Posição;
    5. Adicionar os áudios desse projeto;
    6. Preparar a última cena;
    7. Adicionar Efeito de lente na imagem;
    8. Renderizar e assistir ao trabalho pronto.
       
  • Aula 10 - Criando o efeito Vintage
    1. Criar efeito Vintage
    2. Efeito Tonalidade
    3. Criar efeito Filme queimado
    4. Efeito Ruído fractal
    5. Salvar predefinições
    6. Efeito Vintage
    7. Efeito Filme Queimado
       
  • Aula 11 - Efeitos e dicas – Parte I
    1. Trabalhar com efeitos do programa:
    2. Ondulação;
    3. Saliência
    4. Ícone de seleção de expressão.
    5. Retirar objetos da cena;
    6. Transformar um cenário em um dia chuvoso.
    7. Efeitos utilizados: Tonalidade, Níveis, CC Rainfall, Relâmpago avançado e Abertura linear;
    8. Foscos de controle: Luma e Luma invertido;
    9. Desfoque de movimento
       
  • Aula 12 - Efeitos e dicas – Parte II
    1. Trabalhar com efeitos do programa:
    2. CC Radial Fast Blur;
    3. Desfoque Rápido;
    4. Espectro de áudio;
    5. Brilho;
    6. CC Split e CC Split 2.
    7. Criar máscaras a partir de um texto;
    8. Conhecer o recurso de Câmera;
    9. Converter áudio em quadros-chave.
       
  • Aula 13 - Motion Graphics e Expressões – Parte I
    1. Aprender o que é Motion Graphic;
    2. Conhecer o que é interpolação de quadros-chave e expressões;
    3. Aprender a utilizar as expressões:
    4. LoopOut;
    5. Time;
    6. Index;
    7. Wiggle;
    8. Bounce;
    9. Entender a fórmula responsável por balançar um pêndulo;
    10. Conhecer as duas maneiras de ativar a expressão das propriedades.
       
  • Aula 14 - Motion Graphics e Expressões – Parte II
    1. Aplicar expressões
    2. Transformar objeto em forma do After
    3. Repetidor
       
  • Aula 15 - Reforçando conceitos – Parte III
    1. Máscara
    2. Camada de ajuste
    3. Fosco de controle (Alfa)
    4. Expressão Bounce
    5. Desfoque de movimento
    6. Câmera
    7. Flash de lente
    8. Predefinições
    9. Pintar
    10. Abertura de portas
    11. Tratamento de imagem
    12. Curvas
       
  • Aula 16 – Reforçando conceitos - Parte IV
    1. Expressão Bounce; loopOut;
    2. Efeito Abertura linear;
    3. Efeito Aparecimento gradual lento;
    4. Efeito Desfoque gaussiano;
    5. Efeito Brilho e Contraste;
    6. Inserir a música de fundo e a narração, realizando os ajustes necessários;
    7. Exportar o trabalho.


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